Blog

Baixa Produtividade: quais as possíveis causas?

A baixa produtividade atinge muitas pessoas e afeta o andamento do trabalho e a concretização dos objetivos pessoais. A situação costuma ser variável, há dias em que o foco é constante, já em outros fica difícil dar andamento nas atividades. Você também se sente assim?

É importante entender o problema e identificar as causas, que podem estar relacionadas aos desgastes físicos ou emocionais, distrações no ambiente, entre outros fatores. Dessa forma, você pode adotar estratégias para resolvê-lo e ter uma rotina mais saudável e tranquila, sem precisar ficar correndo nos últimos minutos para entregar um trabalho no prazo, por exemplo. 

Quer saber mais sobre como lidar com a baixa produtividade? Acompanhe. 

Estresse

O estresse é um dos principais problemas da vida moderna, e atinge pessoas de diferentes idades e perfis. A rotina corrida e a pressão no trabalho e na vida pessoal geram sentimentos de infelicidade, doenças, baixa produtividade, irritação, entre outras complicações. 

Muitas pessoas não percebem que essas questões são causadas pelo estresse e, por isso não buscam soluções. No entanto, é essencial dar atenção aos sinais do corpo — quando você perceber que algo não está certo, procure ajuda especializada para resolver a situação antes que ela se torne ainda mais prejudicial. 

O uso de florais é um tratamento complementar para isso. Muitas vezes, o estresse é resultado de um conflito interno e de desequilíbrios físicos, e a terapia floral atua para minimizar os sentimentos de irritação, aumentar a calma e estabelecer o controle emocional.

Falta de motivação com a atividade

Se você não se sente motivado e está insatisfeito com as suas funções, essa, provavelmente, pode ser uma das causas da baixa produtividade.

É preciso buscar estímulos que tragam entusiasmo, como plantas e quadros no local de trabalho, fazer uma pequena pausa ao longo do dia, dividir a atividade em pequenas metas para que você consiga visualizar a concretização dela com mais facilidade, entre outras estratégias.

Além disso, entender a importância do seu trabalho e pensar nos objetivos que você pode realizar a partir dele também são formas de melhorar a motivação e a baixa produtividade. 

Problemas para dormir

Para ter disposição e concentração ao longo do dia, o organismo precisa de algumas boas horas de sono. Ou seja, quem tem insônia, dorme pouco ou não tem um sono de qualidade, apresenta chances maiores de sofrer com falta de atenção, baixa produtividade, irritação, cansaço etc. 

Uma das dicas para minimizar o problema é praticar atividades físicas, que são positivas para o organismo e melhoram a qualidade do sono. Evitar luzes intensas pela casa no período noturno e reduzir o uso do celular e da TV antes de dormir também são ações que podem ajudar. 

A insônia ainda pode ter ligação com fatores emocionais, e, nesses casos, o uso de fórmulas florais se torna uma solução interessante, pois elas oferecem relaxamento e contribuem para o equilíbrio emocional e físico, favorecendo um sono tranquilo.

Distrações no ambiente também geram baixa produtividade

A situação ainda costuma estar relacionada com o ambiente. Locais bagunçados, barulhentos e com interrupções constantes dificultam a concentração e atrapalham a produtividade. Se esse for o seu caso, que tal colocar o ambiente em ordem antes de começar a sua atividade? 

Analise a sua mesa de trabalho, veja o que é realmente útil e o que deve ser descartado. Separe os materiais de uso diário e guarde aqueles que não são utilizados com tanta frequência. Um local limpo e organizado ajudará na concentração e em um melhor desempenho. 

Outra dica para resolver o problema da baixa produtividade é evitar o uso de celular durante a atividade: mantenha o aparelho afastado ou no silencioso, e só o utilize quando necessário, ou em momentos de intervalo. 

A baixa produtividade compromete a realização dos seus objetivos profissionais, pessoais e de estudo. Por isso, não deixe que essa situação se torne frequente em sua rotina. Analise as causas e aplique as estratégias mais adequadas para lidar com elas. 

E você, sofre com baixa produtividade? Já experimentou os benefícios dos florais para o dia a dia? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.